Slider

tratamento dependência química

Tratamento Dependência Química Clínica De Reabilitação
É o momento em que o indivíduo mais precisa de uma rede de apoio, entre amigos e familiares, para não perder a motivação do tratamento. As internações são realizadas quando o dependente químico não consegue manter o tratamento sozinho, necessitando de assistência integral e multidisciplinar. Ficar longe dos ambientes e/ou de pessoas que incentivam o abuso de drogas é o principal objetivo desse tipo de tratamento. Para que possa ajudar o dependente químico em tratamento, precisa ficar de olho nos comportamentos que possam indicar a volta ao uso. As mentiras e as tentativas de manipular as pessoas ao redor e até mesmo a si próprio provavelmente estarão de volta.
É claro que são casos a se analisar com cautela, se estudar, mas há progresso”, conta a professora. Segundo Gonçalves (2008), apesar de não ser considerada como um estágio motivacional, a recaída pode ser encarada como um estado de transição, já que quase sempre faz parte do processo de mudança de comportamentos. Seus estágios podem ser compreendidos como uma “espiral”, em que a pessoa pode transitar de um estágio para outro sem uma ordem estabelecida.
tratamento dependência química
Verificou-se que a maioria dos participantes encontra-se no estágio de contemplação, em que a pessoa admite ter um problema e considera possibilidades de mudança, demonstrando preocupação e uma clara avaliação entre as vantagens e as desvantagens de mudar. Quanto ao local de internamento, os usuários que se tratam em fazendas de recuperação mostraram-se mais motivados. Espera-se que estes dados possam auxiliar as instituições na elaboração de estratégias que fortaleçam a motivação para a mudança e as condições de tratamento da dependência química.
É considerada a etapa mais desafiadora, já que existe um esforço e disciplina para que não ocorram recaídas. Inicialmente, o processo consiste na ingestão de doses cada vez menores da substância até que o corpo se acostume a viver sem ela. Nesta fase, os sintomas de abstinência e recaídas tendem a ser frequentes e o comportamento do usuário pode se alterar. Diante disso, é importante que a dependência química seja tratada como qualquer outra doença, exigindo abordagem terapêutica profissional e personalizada.
fazenda de reabilitação
Há, sim, diversas opções de tratamento para dependência química disponíveis atualmente, sendo que muitas vezes diversas terapias são utilizadas em conjunto para obter os melhores resultados. As medicações devem ser criteriosamente escolhidas e monitoradas pela equipe responsável. Ter esse cuidado é fundamental para que o dependente químico não abuse dos medicamentos ou adote alguma postura prejudicial à saúde. O ideal é que essas intervenções terapêuticas combinadas sejam feitas em instituições especializadas e que disponibilizem uma equipe multidisciplinar, composta por médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos, assistente social e outros. Além do uso de remédios, o trabalho de aconselhamento auxilia na importância de evitar comportamentos que colocam a saúde em risco.
Existem pessoas que já têm certa predisposição para o transtorno, enquanto outras podem estar sujeitas a ele após alguns usos de uma substância. Reconhecida como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química consiste nas consequências

tratamento dependência química
Como ocorre o aumento da tolerância à substância ingerida, o indivíduo dependente precisa de dosagens cada vez mais altas para atingir o mesmo efeito. Assim, a única forma de cessar o sofrimento emocional, psicológico e físico tanto para o dependente quanto para os entes queridos é buscando o tratamento para dependência química. Por meio de uma intervenção multiprofissional é possível alcançar resultados mais satisfatórios na reabilitação do paciente. Quando se trabalha em equipe, o compartilhamento de ideias ajuda a perceber, com mais clareza, a necessidade de eventuais ajustes para tornar as terapias escolhidas ainda mais eficientes. Um dos pontos destacados na pesquisa é que cada usuário de drogas estabelece uma relação peculiar com a substância.
Isso pode estar associado com o abandono da droga ser visto como algo que já acorreu pouco antes da internação, ou até mesmo por não saberem ao certo se conseguirão ficar sem fazer uso das mesmas. Conforme o assessor técnico de Saúde Mental, psicólogo Gabriel da Silva Mazzini, o município atende uma média mensal de 4 mil pessoas nos Caps AD. A equipe é multidisciplinar, composta por médicos psiquiatras e clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, profissionais de educação física, oficineiros e pedagogos. Daí também se consolidou a questão de que o modelo dos grandes hospitais psiquiátricos públicos é um reduto de marginalizados e não de tratamento. No entanto, há estudos que mostram que drogas como o crack e a heroína podem causar dependência já nos primeiros usos. O seu sucesso está baseado na relação de confiança estabelecida entre paciente e equipe multidisciplinar, para que essa mudança de mentalidade seja algo natural, e não forçado.


Mostre para ele que há formas de viver a vida de uma maneira muito mais plena, junto aos amigos e às pessoas que se ama. Tente levar a pessoa a lugares bonitos, calmos e tranquilos e evite tudo que o faça relembrar o vício. Muitas famílias, infelizmente, encaram o problema da dependência química com desdém, percebendo a gravidade quando já é tarde demais. Em vários casos, as primeiras reações dos familiares e amigos são brigar e se afastar, considerando o dependente uma pessoa fraca e que não quer abandonar o vício.